Amigos Mara!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reflexão sobre o Bulling


O que aconteceu em Realengo no Rio de Janeiro, sãos as conseqüências da intolerância e do preconceito que estão enraizados nas entranhas da sociedade moderna. Sociedade esta que super valoriza o status social, as formas estéticas convencionais e não o ser humano como um ser sensível e com valores morais latentes.
O rapaz que teve aquela atitude insana e extrema, não era um monstro que se formou espontaneamente dentre os seus colegas, ele foi um ser humano com atitudes monstruosas sim, mas foi formado pela mesma sociedade que assistiu chocada aquele massacre. Um surto, gestos de vingança e crueldade, mas não totalmente injustificáveis. Quantas vezes esse menino foi humilhado, massacrado diante de seus pares? Pelo que esse garoto, perturbado mentalmente, teve que passar? Quantos insultos, quantas afrontas morais? 
A incompreensão e desprezo ao diferente têm causado muita dor e mortes no Brasil e no mundo, pessoas que só aceitam o "convencional" (logo nós, seres tão singulares, tão diferentes em nossas formas físicas e espirituais), tem dado causa a muito sofrimento.
Não se deve humilhar um adolescente no auge de suas dúvidas, inseguranças e imaturidade sob pena de ter que suportar sua resposta na vida  adulta.
O Bullyng é uma forma cruel de tortura e violência, física e psicológica, um assédio repetitivo por parte de um indivíduo ou mesmo de um grupo que se organiza para humilhar outro indivíduo, geralmente em tenra idade. Os pais podem e devem combater e repudiar essa pratica, que muitas vezes começar em casa, orientando seus filhos à respeito das marcas deixadas na pessoa agredida e conseqüências que essa atitude pode causar.
O que se espera é que a morte lamentável das crianças de Realengo que tanto comoveu o Brasil não seja em vão, seja um despertar para essa questão social e humana,  que nos torne pessoas mais sensíveis e tolerantes no trato com o próximo, como também melhores pais no sentido de conscientizar nossos filhos no caminho do respeito da tolerância e da paz.


2 comentários:

  1. Oiee..,
    Vc disse tudo... cabe aos pais a conscientizar seus filhos... mas muitas vezes, os pais participar de colocar apelido nos amiguinhos de seus filhos; já vi muito isso!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo, o que se faz com as crianças diferentes é uma crueldade! A correção tem que partir de casa.

    ResponderExcluir

Seus comentários enchem meu coração de alegria!!